Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira

Decorre, este ano, a 2ª edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, sob organização da AIMMP - Associação Nacional das Indístrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário e OA - Ordem dos Arquitetos.
A primeira edição aconteceu em 2011, em paralelo com o Ano Internacional das Florestas, sendo que o prémio tem periodicidade bienal. O prémio destina-se a promover o uso de um dos bens mais importantes da nossa economia: a madeira.
Material de origem natural, renovável, sustentável, de excelência, amiga do ambiente e de grande versatilidade e beleza, envolvendo toda uma fileira com mais de 5000 empresas que exportam cerca 1,7 mil milhões de euros por ano, equivalente a 80% da sua produção, empregam aproximadamente 55.000 trabalhadores, desde a floresta à primeira e segunda transformação, à construção e ao mobiliário, numa verdadeira simbiose entre a funcionalidade, a inovação e o design.
Poderão candidatar-se todos os arquitetos com inscrição atualizada na Ordem dos Arquitetos Portuguesa, com obras finalizadas entre 24 de Setembro de 2011 e 28 de Junho de 2013. As candidaturas deverão ser apresentadas até 28 de Junho de 2013. Na cerimónia do anúncio dos resultados será inaugurada uma exposição dos trabalhos finalistas.
O vencedor receberá um prémio no valor de dez mil euros à obra vencedora, havendo ainda lugar a duas menções honrosas. O Concurso tem como patrocinadores a Sonae Indústria (Ouro), J. Pinto Leitão e R6 Living (Prata) e Rothoblaas e Madeipoças (Bronze).

Pode consultar o regulamento em: http://www.aimmp.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=320:pnam-edicao-2013&catid=81:calendario